Salvação é de graça, ponto.
Passeando pelo capítulo 9 do Evangelho de S.Mateus, finalmente confrontei à luz das Escrituras um problema antigo de solução tão simples que chega a ser complicada.
Simples, porque a salvação de Deus é uma dádiva gratuita, oferecida com prazer pelo Pai Misericordioso aos que creem em Seu Filho. Existe um preço, mas já foi pago. A salvação, graças ao sacrifício de Jesus no calvário, está diante de você como um livro aberto. Você não precisa preparar-se para lê-lo; não precisa buscá-lo em uma estante alta; não precisa comprá-lo. Simplesmente pegue-o!
Complicada, pois seu ego dificilmente lhe permite aceitar algo que possa ser recebido sem qualquer mérito adicional. É quase impossível acreditar que seu esforço possa ser inútil. Revoltado, você mesmo impõe limitações, barreiras, impossibilidades e qualquer outro tipo de obstáculo que possa ser vencido a fim de satisfazer-lhe o orgulho e incitar a sensação de conquista.
Eu mesmo costumava acreditar que precisava permanecer de joelhos dobrados em oração, até não sentir mais minhas pernas. Achava que precisava chorar até faltarem lágrimas, como se pudesse convencer a Deus do meu desejo pela salvação. Eu até lutava contra os meus pecados com minhas próprias forças, e o que é pior: achava que estava me humilhando conforme a palavra, quando na verdade buscava satisfazer meu ego e “sentir” a salvação.
Mas a salvação vem pelo crer, e não pelo sentir; e crer em Jesus Cristo.
A obediência e o abandono do pecado vieram(e continuam vindo) como consequência da fé, ao invés de fruto do meu esforço.
Se dobro meus joelhos e choro em oração, é porque em meu íntimo estou mais ligado com Deus.
Lembra-se da mulher do fluxo de sangue?
Hoje em dia exaltamos o esforço dela, doente, para vencer a multidão; sua disposição e ousadia... Mas esquecemos de que apenas um atributo foi reconhecido por Jesus: A Fé.
E que interessante escolha de palavras nosso Mestre usou ao anunciar sua cura, não?
“Tem ânimo, filha. A tua fé te salvou.”.
Não o esforço, não a ousadia, tampouco a disposição; mas a Fé!
Pare de pensar que você pode fazer qualquer coisa para ser salvo; seja salvo!
Confie sua vida e sua morte à eficácia do sacrifício redentor do Cordeiro de Deus!
Repreenda qualquer atitude que objetive trazer-lhe salvação, mas deixe que a sua salvação, por meio da fé, dirija suas atitudes.
Em Cristo.
Thiago Teixeira